domingo, 28 de março de 2010

Galápagos

Chegada em Galápagos.
Nos aproximamos da ilha pela manhã a entrada do porto é relativamente tranqüila, muito bem sinalizada, apesar de haver ondas quebrando dos dois lados do ancoradouro. É impressionante onde tem corais e pedras rasas as ondas quebram perfeitas, ficamos todos loucos para ir surfar. Quando entramos no ancoradouro percebemos que estava bem cheio, com bastante veleiros, trolers, pequenas lanchas de passeio e uns 03 navios pequenos que fazem o transporte de carga de abastecimento da ilha. Jogamos a ancora próximo a uma das pontas de delimitação do porto, chamada, Punta Carola, neste local a cerca de meia milha as ondas abriam de direitas perfeitamente e muito grandes.
Logo depois que chegamos, um taxi marítimo atracou ao nosso lado com um “agente” que auxilia na burocracia de imigração e capitania dos portos. Tivemos que ir todos até a imigração para dar entrada na papelada. Terminado tal função fomos almoçar, comemos de entrada uma sopa de carne e ceviche com arroz de prato principal. Aqui é costume tomar sopa antes do almoço, apesar do calor intenso. Assim que terminou o almoço fizemos uma reunião para ver o que faríamos. Eu, Jeff e Caetano pedimos para ter a tarde de folga para surfar. Como eu e Caetano não trouxemos prancha, fomos atrás de alugar uma. Conseguimos por U$ 10,00 pela tarde toda. Praticamente corremos até o píer, pegamos um taxi para o barco e nos preparamos rapidamente para ir surfar. As ondas estavam tão próximas, que saiamos do barco remando. Ficamos a tarde toda pegando onda. Para o meu nível de surf as ondas estavam um pouco grandes, mas mesmo assim consegui pegar as duas melhores ondas da minha vida. Como é fundo de pedra e as ondas são oceânicas e vem de longe, quando entra a série, vem forte, se estiver mal posicionado, é mais fácil remar para o lado do que tentar furar a onda. Aconteceu comigo umas duas vezes, tentei pegar as primeiras ondas da serie, não consegui e acabei ficando na rebentação, tomando onde na cabeça. Mas valeu muito a pena. Umas 1800 voltamos ao barco, comi rapidamente uma posta de cavala que Lito tinha fritado e corri para a cidade, pois tínhamos que devolver as pranchas até as 1850, caso contrario teríamos que pagar outra diária, e não poderíamos utilizar as pranchas, pois no próximo dia estava marcado um passeio com toda a tripulação para conhecermos a Ilha San Cristóbal. Devolvi as pranchas e fui atrás de algum lugar que tinha net sem fio para poder usar o meu computador, rodei quase que a vila toda e não encontrei, acabei sentado e tomando uma breja num barzinho, um tempo depois apareceram o resto da tripulação e fomos caminha pela orla. Tomamos um sorvete e voltamos para o barco, pois no dia seguinte tínhamos que acordar cedo para o passeio. Acordamos umas 0640, tomamos café,pegamos o taxi até o píer. Aqui podemos usar o bote, mas não podemos deixar-lo no píer, por isso optamos em nem usar o bote, já que o taxi custa U$ 0,50 durante o dia e U$ 1,00 a noite. Assim que chegamos em terra, pegamos o taxi terrestre, era uma caminhonete, parte da tripulação foi na cabine e o resto na caçamba. O primeiro local a visitarmos, foi um vulcão chamado EL Junco, está desativado a muito tempo e tem um lago na cratera, o local é muito bonito, o mais interessante é o clima, pois devido a altitude as nuvens se acumulam próximo ao vulcão, gerando um clima muito fresco e úmido. Para chegarmos ao topo, tem uma trilha curta,de uns 2 km. Depois fomos para a galaperia, local onde podemos ver as tartarugas Galápagos, aquela gigantes, são muito interessantes, neste local podemos ver elas desde 5 anos de idade até aproximadamente 90 anos, tem algumas que chegam a 180 anos de idade, é impressionante. Finalizada está visita,fomos almoçar, mas no meio do caminho paramos para comer uma melancia. Voltamos a cidade para almoçar, sopa de frango de entrada e frango cozido com arroz. Terminado o almoço fomos a Loberia, uma praia maravilhosa, onde há muitas iguanas, tartarugas, lobos marinhos, pássaros e peixes. O local é maravilhoso. Depois de caminharmos bastante pela praia e pelas pedras, fomos dar um mergulho em uma piscina natural, onde tinha lobos marinho e tartarugas. Voltamos para a cidade e fizemos uma reunião com toda a tripulação, onde ficou decidido que Aleixo ficaria com Lito no barco e dispensaria todos os outros para fazermos uma viagem de três dias até a Ilha de Santa Cruz. Ficamos muito empolgados com a viagem, seria a primeira vez que dormiríamos fora do barco. Compramos a passagem de lancha, U$ 20,00 e voltamos para o barco. As ondas estavam um pouco menores mas ainda estavam boas. Jeff estava se preparando para ir surfar, eu e Caetano não alugamos prancha pois o horário não estava bom, ficamos olhando por um tempo e decidimos ir pegar onda de peito, jacaré. Colocamos as nadadeiras e óculos de natação, fomos nadando até as ondas, foi muito bacana, deu para pegar vários tubos. Tínhamos conhecido um casal de brasileiros que estão aqui surfando, por coincidência nos encontramos no mar, acabamos revezando as pranchas e consegui pegar uma onda com a de Jeff e duas com a do Silvio Queiróz, nosso novo amigo, só que a dele é um long, mas foi muito bacana. Voltamos para o barco, tomamos banho e fomos para a cidade. Havíamos combinado de nos encontrarmos com o casal na pousada deles, para comermos uma pizza e aproveitarmos a internet sem fio, ficamos por lá até umas 2300, voltamos par o barco, terminei de arrumar minha mala, pois no dia seguinte o taxi passaria as 0620 para no levarmos par ao píer pois a lancha sai as 0700. A lancha é um pouco desconfortável, acabei colocando os coletes no chão e dormi em cima deles. A travessia durou cerca de 2 horas e meia, assim que chegamos a Ilha de Santa Cruz, o grupo se separou e fomos procurar um hotel, acabei encontrando um muito bacana que custava U$ 20,00 mas como só tinham disponível um quarto e somente para uma diária, acabei conseguindo ficar por U$ 10,00, ficamos eu e Caetano. Guardamos nossas coisas tomamos uma chuveirada e saímos para caminhar. Conhecemos um pouco da cidade e depois fomos a praia chamada Tortuga Bay, maravilhosa, tem um lado com ondas e outro que é uma baia com a água super calma e muito limpa. Aproveitamos para nadar um pouco e depois descansar na sombra. Foi quando descobrimos que neste paraíso, temos algumas dificuldades. Tinha uma tal de uma mutuca que fica atazanando mesmo dentro da água, era impressionante elas vinha em grupos de 2 a 3 e não dava sossego, acabamos indo embora mais cedo por conta delas. Depois viemos a descobrir que elas só atacam quando estamos molhados. O caminho para chegar nesta praia é maravilhoso, é um caminho de pedra no meio da mata local, leva em torno de 40 min de caminhada, mas vale muito a pena. Na volta, passamos um uma padaria comemos uns pães e fomos para a pousada tomar banho e descansar um pouco. Lá pelas 2000 saímos para dar um volta pela cidade, após caminharmos muito paramos em um bar chamado, Café Limon, bem bacana. Lá encontramos um Neozelandês que estava  surfando no dia anterior junto conosco, ficamos trocando idéia, jogamos bilhar e lá pelas 0000 a balada acabou e fui dormir.
No dia seguinte, tomamos café na pousada, arrumamos nossa mala, pois tínhamos que desocupar o quarto e fomos atrás de outra pousada, como não estávamos muito afim de procurar,acabamos ficando em uma em frente onde estávamos, também pagamos U$ 10,00, mas essa era de qualidade bem inferior do que a outra. Guardamos nossas coisas e fomos para a “Las Grietas”, acho que foi dos locais mais bacanas que fui durante viagem. É uma fenda bem grande na pedra e no fundo tem água salobra, a água do mar se filtra pelas pedras e se mistura com água doce da chuva, muito limpa a água e tem uns peixes tipo budião, o mesmo que pesquei em Taboga, mas aqui é parque, não podemos caçar, mas que o dedo coçou, não posso negar. Ficamos algumas horas neste lugar, escalando e pulando. Para chegar a este lugar tivemos que pegar um taxi para a Playa de los Alemanos e fazer uma caminhada de uns 30 min, por um caminho de pedra. Voltamos para a cidade e almoçamos costelinha de porco cozida, por U$ 2,50. A tarde decidimos fazer um tour de lanchinha pela baia. Programa meio turistão total, mas valeu a pena mergulhamos em dois lugares muito bacana e passamos em outros pontos, onde vimos os biqueiros pás patas azuis, um pássaro endêmicos de Galápagos. Além de conhecermos uma galera diferente. Acabado o passeio, voltamos par a cidade, mais uma vez fomos para a padaria comer. No caminho da pousada acabamos parando um bar muito bacana e ficamos conversando com uma galera, na seqüência fomos para uma baladinha chamada El bongo, foi muito divertido essa noite. Voltamos para a pousada umas 0100 e dormimos. No dia seguinte, tínhamos que pegar a lancha as 1400 então só tínhamos a manhã para curtir, decidimos ir para a Tortuga bay novamente. Chegando lá encontramos novamente o neozelandês. Ficamos conversando um pouco e quando aproximou de 1200 começamos a voltar para a pousada, para tomar banho comer algo e pegar a lancha para Isla San Cristóbal.
Chegamo na ilha aproximadamente as 1630, fomos ate o barco deixamos a mala e fomos dar uma volta na cidade para aproveitar o final da folga, passamos na net e depois caminhamos pela orla.
Sábado acordamos cedo para ir ao mercado de frutas para abastecer o barco, na volta do mercado completamos os tanques com 800 litros de água e 800 de diesel. A tarde limpamos o fundo do barco que estava com um limo pesado e no final do dia fomos jogar bola. A noite fomo no Iguana Rock, estava bem divertido, conhecemos uma galera que esta fazendo estagio de biologia marinha na universidade de Galápagos, voltamos para o barco umas 0400.
Hoje acordamos e a única função que tinha para fazer era ajustar as talas da vela grande e mezena, após a função terminada aproveitei para escrever no diário até a hora do almoço, depois do almoço viemos a um café que tem net e estamos o sol baixar um pouco para irmos jogar bola na praia. Convidamos varias pessoas de diferentes nacionalidades para jogar, vamos ver se alguém aparece para completar o time. Na terça partiremos para Ilhas Marquesas, acho que está será a ultima atualização no blog até chegar lá que deve ser daqui uns 25 dias. Até então turma.