terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vida em Vanuatu!! Dura!!



Já faz mais de semana que não tem terremoto, pelo menos não que tenha sentido ou ouvido falar!!
Os trabalhos no St.Michel estão quase acabando. Mas semana que vem estou de folga, vou para Tanna uma das ilhas do arquipélago de Vanuatu, a grande atração da ilha é um vulcão ativo, onde vc pode escalar uma parte do vulcão para assistir e escutar as explosões de lava!!!! Dizem que é fenomenal!!! Porém além do vulcão, essa semana vai ter uma festa chamada toka dance, uma festa local que acontece a cada 3 anos e só é decidida o local, dentro da ilha de Tanna,  e a data da comemoração  uma semana antes da festa, sabia que estava pra acontecer, mas ainda não sabia a data, decidir ir nessa semana na terca, na quarta descobri que a festa ia começar. Parece que são 3 dias de festa, mas ninguém sabe ou fala muito sobre, mesmo perguntando pro pessoal que veio da ilha, é difícil conseguir informação precisa. Mas ta valendo, to vendo as opções de barco para ir para a ilha, tem um barco de passageiro que vai, mas não tem dia certo e tem os barcos cargueiros que vão duas vezes por semana, sem data definida, mas o outro pode ficar até mais de duas semanas sem ir. Avião tem todo dia, mas e o dobro do preço, além de ter que pegar uma condução, pois o aeroporto é bem longe.
E fim Tanna vai ser a próxima publicação!!!
Agora vou falar das duas semanas passadas, apesar de uns problemas com relação a preços passados pelo boatyard, que acabaram quase dobrando do valor inicial que me gerou um pouco de dor de cabeça, foi muito boa!!
Começa numa quarta feira que trabalhei pela manha no barco e no pouco antes do almoço fui para a cidade, levar uma roupa na lavandeira e fazer umas outras coisas que precisava na cidade. Porém no caminho, passei no Nambauan café que fica a beira mar, num cais perto do ancoradouro, local muito agradável, lá encontrei um amigo espanhol que mora aqui, trabalha numa empresa de telecomunicação. Ele estava com duas amigas, uma polonesa e uma espanhola, estavam indo fazer a volta na ilha de carro e me convidaram para ir, pois tinha um lugar sobrando e eu não precisava pagar nada. Não resisti, deixei tudo que tinha pra fazer e fui dar o role com a galera, fomos novamente no blue lagoon, tenho fotos novas do lugar, publico no blog depois, pois estão muito boa mas na câmera do brother eu não estava com a minha, sai de casa com uma mochila de roupa suja não levei câmera. Em fim correria de ultima hora, fui ao banco e tinha que comer algo, pois eles tinham acabado de tomar café 1130 da manha e eu tinha comido as 0600 pela ultima vez. Tranquei a bike que peguei emprestado, corri no banco e na padaria, resolvi o que tinha pra resolver e fomos. Primeira parada blue lagoon, lugar maravilhoso, mas dessa vez estava mais abusado nos saltos da corda, teve um que acabei pranchando de costa na água de uns 2,5 mts de altura!!! Acabou a brincadeira na mesma hora!! 




Ficamos mais um tempo por lá e depois fomos atrás de um mini museu com artefatos da segunda guerra, pois aqui foi base para os americanos. O mais interessante é um avião que caiu entre uns recifes, ai vamos num barco pequeno de alumínio as vezes remando as vezes empurrando, começamos no mangue e acabamos nos recifes, local maravilhoso, com vista para umas ilhas. 






Chegamos no avião que está bem raso entre um a dois metros de profundidade, ficamos um tempo lá ai começamos a voltar agora sem remar nem empurrar só com o vento íamos devagarzinho até a entrada do mangue ai, o resto foi no remo, mas o caminho é curto. 



Nosso próximo destino era achar uma praia no Havana Harbor, uma baia maravilhosa porem com uma praia pequena que só tem acesso por um hotel maravilhoso, só tem 6 bangalôs e um restaurante a beira mar, não tinha ninguém na praia, ficamos por lá mergulhando livre, tinha um pequeno dingue com vela, perguntei para o rapaz que tava tomando conta se eu podia dar um role, ele falou que eu poderia, então lá fui eu dar um role de dingue, o vento tava bom então até deu pra tirar uma onda com a mini banheira. 



De lá fomos para uma praia em uma vila assistir o por do sol, chegamos um pouco tarde mas valeu. 



Voltamos para a cidade tomamos umas kavas, foi a primeira vez que senti o efeito da kava, é bom, mas o gosto é muito ruim. Comemos uma pizza e fui dormir, dia comprido e muito bom!!!
Na quinta feira, havia combinado de fazer um churras pra turma e conhecer um brasileiro que ta morando aqui há duas semanas. Dessa vez não consegui comprar só a picanha, apesar de ter ido em 3 açougues, tive que comprar o runsteak todo, mas ta valendo churras metade de picanha metade de contra filé, foi muito bacana, fomos na casa do Franco um iraniano que mora aqui. Lugar maravilhoso a vista do por do sol com uma arvore gigante, maravilhosa. Não tinha muita gente, mas foi muito divertido e comi até o tampo!!!
No sábado de manha, fui mostrar para o Luis o blue lagoon, ele me pegou umas 0900 e fomos, meio na correria por conta do vôo dele, pois ele tava indo para a Austrália buscar moveis e tudo mais. Demos uma nadada rápida e fomos para a eton beach, bacana pois tem um rio de água doce ao lado da praia então da pra tomar banho de água doce depois do mergulho no mar, nos secamos e voltamos para a cidade. A tarde um brother passou aqui ficamos trocando idéia e acabamos indo com outro camarada para um resort, ele ia almoçar com a namorada e curtir a piscina, aqui é normal os estrangeiros irem nos resort tirar uma onda, vale a pena, pois os preços da comida não é diferente restaurantes da cidade. A noite fui encontrar o Alex do bubles, um americano que conheci no panamá ai encontramos em galapagos, tahiti e aqui. Fomos na baladinha local, foi divertido.
No domingo fui as 0830 da manha para o encontro pré regata, esperei por meia hora para então começar a ligar para o povo e descobrir que a regata tinha sido cancelada. Como já estava na cidade comecei a correr atrás da galera para fazer alguma coisa. Acabei trombando a mesma turma que fui dar a volta a ilha, a polonesa tava indo direto para o aeroporto e a espanhola ia as 1400, deixamos a primeira no aeroporto e seguimos para a ilha hideaway, famosa por ter uma caixa de correio sub aquática. Demos uma mergulhada e depois deitei na sombra e cochilei gostoso por mais de uma hora.






 Fomos levar a espanhola no aeroporto e na volta encontramos um casal de franceses que mora no barco e são amigos do Esteve, meu amigo espanhol, fomo para o barco e voltamos velejando até Port Vila, um contra vento fraco, mas divertido.
Na terça fizemos a despedida do Alex na casa do Franco novamente, festa muito boa, dessa vez dois caras locais que trabalham com o Franco me ajudaram bastante no churrasco, só não deixei na Mao deles a picanha, do resto a turma mandou super bem.
Na quinta a noite encontrei a turma numa Nakamala, local onde os locais se encontram para tomar kava, acabei organizando um mergulho em devils point, local maravilhoso onde um casa de amigos esta passando uns dias na casa de um outro que foi passar um mês no Canadá e na casa tem equipos de mergulho. Na sexta chegamos tarde e só fizemos um pouco de mergulho livre, jantamos e dormimos. No sábado acordei cedo, dei mais uma mergulhada livre e depois fomos para um mergulho autônomo, não muito fundo, ficamos entre os 18 20 metros, irado. Na volta, começamos a organizar o churrasco para a despedida do Brian, passamos a tarde comendo e voltei com o franco para a cidade que me deu uma carona até o boatyard.











                                                                          Até!!!

4 comentários:

  1. Nosssaaa que lugar maravilho heim Dré!!!Amei as fotos, vc tem q ter coragem pra sentar naquele avião heim!!! Além de vc estar em um paraíso vc está passando bem né....churrasco praticamente todo dia!!! Que delícia, tá certinho! Aproveita mtoooo. bjosss Renata

    ResponderExcluir
  2. Dreco querido, por onde passo me perguntam sobre vc .....todos ficam "astonished"com suas peripércias e vivencia adquirida!! Q Deus continue te protegendo e abençoando!! com amor MAmae

    ResponderExcluir
  3. Hey Rei dos Mares, fico feliz que achou a caixa do correio, pegou minha carta?xx

    ResponderExcluir
  4. ANDRE
    Feliz Ano Novo, levantamos uma tacinha à sua saúde aqui em Piedade! EEHHHH
    Henriette

    ResponderExcluir